quarta-feira, 27 de março de 2013

Filosofia e O Impacto do Homem na Natureza

A Filosofia e o Homem/Natureza
A muito tempo a filosofia vem sendo ignorada e sofrendo preconceito quando a sua utilidade e seu objetivo,sendo marginalizada dente as demais ciências do conhecimento,pois não é uma ciência exata ou técnica,por isso é desprezada.
Mais a filosofia tem muitos objetivos,dentre eles estimulara a consciência,o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem.
A filosofia proporciona ao ser humano o desejo do conhecimento de si próprio,faz com ele refletir sobre sua posição no universo,em busca da verdade e almejando uma utopia.Ela mostra que o homem foi dotado de pensamento e palavra,as maiores armas que se pode utilizar.
É unicamente pela habiidade de se comunicar verbalmente,que os Homens podem pensar o comum,isto é,conceitos comuns e aqueles conceitos pelos quais se torna possivel a convivencia  humana,na forma de uma vida social,política.De acordo com Aristóteles:”Isso tudo está contido no simples enunciado: o homem é um ser vivo dotado de linguagem.”
Apenas ao Homem foi dado o dom da palavra,linguagem,para que se informem sobre o que é util e prejudicial.Ele pode pensar e falar e poder falar significa ser notado,se tornar visivel pela sua fala.Difente dos animais,que tem a possibilidade de,mesmo sem palavras,entender-se mutualmente,comunicando uns aos outros seus prazeres e dores,a fim de buscar ou evitar algum deles.
O Homem, entre os demais seres da natureza,se encontra em uma constante predição evolutiva, por ser dotado de uma consciência intencional.
É de Aristóteles a definição clássica do homem como o ser vivo que possui logos. Na tradição do Ocidente, essa definição foi
canonizada com a forma: o homem é o animal racional, o ser vivo racional, o ser que se distingue de todos os outros animais pela capacidade de pensar.
Para Aristóteles, a natureza progride paulatinamente das coisas inanimadas para as criaturas vivas. Ao reino das coisas inanimadas segue-se primeiramente o reino das plantas, que, “em relação ao reino das coisas inanimadas, parece quase animado, e em relação ao reino dos animais parece quase inanimado“. Finalmente, Aristóteles divide o reino das criaturas vivas em dois subgrupos, o dos animais e o do homem.

O homem cresce e se alimenta como as plantas, tem sentimentos e capacidade de locomoção como os animais, mas possui além de tudo isto uma característica muito especial. que só ele tem:a capacidade de pensar racionalmente.
Em épocas remotas, o Homem se alimentava de carne pela necessidade da fome, porém em um dado momento, matar o animal não significava saciar a fome e sim um símbolo de poder e conquista.O homem ao transcender a natureza e ao conhecer seu potencial ficou: orgulhoso e vaidoso, se apegou à cobiça, preguiça, luxúria, inveja e a ira básica da separação simbiótica, para assumir sua maturidade e a sexualidade que representa as relações emocionais que mantemos nos diversos papéis que desempenhamos.

Hoje em dia existem meios tecnológicos que permitem ao indivíduo atuar sobre a natureza e, de alguma forma pensar sobre ela.Há cada vez menos fauna e flora.O Homem está abrindo mão da natureza que tanto o ajudou a evoluir pelo desenvolvimento industrial,que contribui cada vez mais para a morte da planeta.
Mais a filosofia tem muitos objetivos,dentre eles estimulara a consciência,o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem.  A filosofia proporciona ao ser humano o desejo do conhecimento de si próprio,faz com ele refletir sobre sua posição no universo,em busca da verdade e almejando uma utopia.Ela mostra que o homem foi dotado de pensamento e palavra,as maiores armas que se pode utilizar.  É unicamente pela habiidade de se comunicar verbalmente,que os Homens podem pensar o comum,isto é,conceitos comuns e aqueles conceitos pelos quais se torna possivel a convivencia  humana,na forma de uma vida social,política.De acordo com Aristóteles:”Isso tudo está contido no simples enunciado: o homem é um ser vivo dotado de linguagem.”  Apenas ao Homem foi dado o dom da palavra,linguagem,para que se informem sobre o que é util e prejudicial.Ele pode pensar e falar e poder falar significa ser notado,se tornar visivel pela sua fala.Difente dos animais,que tem a possibilidade de,mesmo sem palavras,entender-se mutualmente,comunicando uns aos outros seus prazeres e dores,a fim de buscar ou evitar algum deles.

O Homem, entre os demais seres da natureza,se encontra em uma constante predição evolutiva, por ser dotado de uma consciência intencional.  É de Aristóteles a definição clássica do homem como o ser vivo que possui logos. Na tradição do Ocidente, essa definição foicanonizada com a forma: o homem é o animal racional, o ser vivo racional, o ser que se distingue de todos os outros animais pela capacidade de pensar.  Para Aristóteles, a natureza progride paulatinamente das coisas inanimadas para as criaturas vivas. Ao reino das coisas inanimadas segue-se primeiramente o reino das plantas, que, “em relação ao reino das coisas inanimadas, parece quase animado, e em relação ao reino dos animais parece quase inanimado”. Finalmente, Aristóteles divide o reino das criaturas vivas em dois subgrupos, o dos animais e o do homem.  O homem cresce e se alimenta como as plantas, tem sentimentos e capacidade de locomoção como os animais, mas possui além de tudo isto uma característica muito especial. que só ele tem:a capacidade de pensar racionalmente.  Em épocas remotas, o Homem se alimentava de carne pela necessidade da fome, porém em um dado momento, matar o animal não significava saciar a fome e sim um símbolo de poder e conquista.O homem ao transcender a natureza e ao conhecer seu potencial ficou: orgulhoso e vaidoso, se apegou à cobiça, preguiça, luxúria, inveja e a ira básica da separação simbiótica, para assumir sua maturidade e a sexualidade que representa as relações emocionais que mantemos nos diversos papéis que desempenhamos.  Hoje em dia existem meios tecnológicos que permitem ao indivíduo atuar sobre a natureza e, de alguma forma pensar sobre ela.Há cada vez menos fauna e flora.

O amor é que nem rosas, precisam ser regadas todos os dias, se não morrem.!










Outono


Outono é minha estação favorita!
Amo de paixão essa época em que as folhas caem, o frio desce....
É um tempo de renovação de energias, pensamentos, ótimo para curtir ao lado das pessoas que amanos e eu que o diga, pois esta noite estarei embarcando para o Circuito da Águas das Minas Gerais onde irei passar férias e só de pensar que em frente a casa de meus pais em Três Corações há uma Fazenda com uma vista semelhante a essa imagem que eu postei, eu tenho muito que agradecer ao nosso Mestre por me proporcionar esse momento de pura felicidade, junto de pessoas que eu tanto amo e de um lugar onde a saúde e a familia são as prioridades.

Não poderia deixar  de  sair de ferias em um momento tão maravilhoso quanto esse.

Obrigado, Mestre, por tudo!!!

Minas Gerais, estou chegando, sé alegria!!!

Que assim seja!

Chien: A Humildade,
Não esqueça que na vida nada fica inalterado, mas tudo evolui transformando-se. Você deverá saber avaliar com a justa modéstia cada situação. Se está vivendo um momento de sucesso, redimensione o entusiasmo; se em vez espera um desenvolvimento, seja paciente: tudo caminha e se renova.
 
A Terra



A Montanha
Ching 15