quarta-feira, 27 de março de 2013

Filosofia e O Impacto do Homem na Natureza

A Filosofia e o Homem/Natureza
A muito tempo a filosofia vem sendo ignorada e sofrendo preconceito quando a sua utilidade e seu objetivo,sendo marginalizada dente as demais ciências do conhecimento,pois não é uma ciência exata ou técnica,por isso é desprezada.
Mais a filosofia tem muitos objetivos,dentre eles estimulara a consciência,o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem.
A filosofia proporciona ao ser humano o desejo do conhecimento de si próprio,faz com ele refletir sobre sua posição no universo,em busca da verdade e almejando uma utopia.Ela mostra que o homem foi dotado de pensamento e palavra,as maiores armas que se pode utilizar.
É unicamente pela habiidade de se comunicar verbalmente,que os Homens podem pensar o comum,isto é,conceitos comuns e aqueles conceitos pelos quais se torna possivel a convivencia  humana,na forma de uma vida social,política.De acordo com Aristóteles:”Isso tudo está contido no simples enunciado: o homem é um ser vivo dotado de linguagem.”
Apenas ao Homem foi dado o dom da palavra,linguagem,para que se informem sobre o que é util e prejudicial.Ele pode pensar e falar e poder falar significa ser notado,se tornar visivel pela sua fala.Difente dos animais,que tem a possibilidade de,mesmo sem palavras,entender-se mutualmente,comunicando uns aos outros seus prazeres e dores,a fim de buscar ou evitar algum deles.
O Homem, entre os demais seres da natureza,se encontra em uma constante predição evolutiva, por ser dotado de uma consciência intencional.
É de Aristóteles a definição clássica do homem como o ser vivo que possui logos. Na tradição do Ocidente, essa definição foi
canonizada com a forma: o homem é o animal racional, o ser vivo racional, o ser que se distingue de todos os outros animais pela capacidade de pensar.
Para Aristóteles, a natureza progride paulatinamente das coisas inanimadas para as criaturas vivas. Ao reino das coisas inanimadas segue-se primeiramente o reino das plantas, que, “em relação ao reino das coisas inanimadas, parece quase animado, e em relação ao reino dos animais parece quase inanimado“. Finalmente, Aristóteles divide o reino das criaturas vivas em dois subgrupos, o dos animais e o do homem.

O homem cresce e se alimenta como as plantas, tem sentimentos e capacidade de locomoção como os animais, mas possui além de tudo isto uma característica muito especial. que só ele tem:a capacidade de pensar racionalmente.
Em épocas remotas, o Homem se alimentava de carne pela necessidade da fome, porém em um dado momento, matar o animal não significava saciar a fome e sim um símbolo de poder e conquista.O homem ao transcender a natureza e ao conhecer seu potencial ficou: orgulhoso e vaidoso, se apegou à cobiça, preguiça, luxúria, inveja e a ira básica da separação simbiótica, para assumir sua maturidade e a sexualidade que representa as relações emocionais que mantemos nos diversos papéis que desempenhamos.

Hoje em dia existem meios tecnológicos que permitem ao indivíduo atuar sobre a natureza e, de alguma forma pensar sobre ela.Há cada vez menos fauna e flora.O Homem está abrindo mão da natureza que tanto o ajudou a evoluir pelo desenvolvimento industrial,que contribui cada vez mais para a morte da planeta.
Mais a filosofia tem muitos objetivos,dentre eles estimulara a consciência,o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem.  A filosofia proporciona ao ser humano o desejo do conhecimento de si próprio,faz com ele refletir sobre sua posição no universo,em busca da verdade e almejando uma utopia.Ela mostra que o homem foi dotado de pensamento e palavra,as maiores armas que se pode utilizar.  É unicamente pela habiidade de se comunicar verbalmente,que os Homens podem pensar o comum,isto é,conceitos comuns e aqueles conceitos pelos quais se torna possivel a convivencia  humana,na forma de uma vida social,política.De acordo com Aristóteles:”Isso tudo está contido no simples enunciado: o homem é um ser vivo dotado de linguagem.”  Apenas ao Homem foi dado o dom da palavra,linguagem,para que se informem sobre o que é util e prejudicial.Ele pode pensar e falar e poder falar significa ser notado,se tornar visivel pela sua fala.Difente dos animais,que tem a possibilidade de,mesmo sem palavras,entender-se mutualmente,comunicando uns aos outros seus prazeres e dores,a fim de buscar ou evitar algum deles.

O Homem, entre os demais seres da natureza,se encontra em uma constante predição evolutiva, por ser dotado de uma consciência intencional.  É de Aristóteles a definição clássica do homem como o ser vivo que possui logos. Na tradição do Ocidente, essa definição foicanonizada com a forma: o homem é o animal racional, o ser vivo racional, o ser que se distingue de todos os outros animais pela capacidade de pensar.  Para Aristóteles, a natureza progride paulatinamente das coisas inanimadas para as criaturas vivas. Ao reino das coisas inanimadas segue-se primeiramente o reino das plantas, que, “em relação ao reino das coisas inanimadas, parece quase animado, e em relação ao reino dos animais parece quase inanimado”. Finalmente, Aristóteles divide o reino das criaturas vivas em dois subgrupos, o dos animais e o do homem.  O homem cresce e se alimenta como as plantas, tem sentimentos e capacidade de locomoção como os animais, mas possui além de tudo isto uma característica muito especial. que só ele tem:a capacidade de pensar racionalmente.  Em épocas remotas, o Homem se alimentava de carne pela necessidade da fome, porém em um dado momento, matar o animal não significava saciar a fome e sim um símbolo de poder e conquista.O homem ao transcender a natureza e ao conhecer seu potencial ficou: orgulhoso e vaidoso, se apegou à cobiça, preguiça, luxúria, inveja e a ira básica da separação simbiótica, para assumir sua maturidade e a sexualidade que representa as relações emocionais que mantemos nos diversos papéis que desempenhamos.  Hoje em dia existem meios tecnológicos que permitem ao indivíduo atuar sobre a natureza e, de alguma forma pensar sobre ela.Há cada vez menos fauna e flora.

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